P1000253 (1024x576)

Finlândia, Helsinque e Rukka Motors

A viagem de moto começa daqui a exatamente um mês. Mas a expedição em si, essa já começou faz tempo. Desde que começamos a pensar na viagem e a viver os preparativos, ela começa a se materializar. Essa semana, ela se tornou bastante concreta com nossa vinda pra Finlândia.

Finlândia???? Pois é… uma história meio maluca, mas daquelas que por si só já valem a viagem. Quando fechamos o roteiro da viagem, colocamos na cabeça que tentaríamos conseguir alguns patrocínios. É como diz o ditado, “o não nóis já tem”. Então elaboramos um projeto básico de patrocínio e encaminhamos para alguns potenciais apoiadores. Entre outros “alvos”, buscamos apoio de marcas de equipamentos para motociclistas. Encaminhei o projeto para alguns desses fabricantes cujo nome nem vale a pena mencionar (hehehehehehe), e recebemos resposta da Rukka.

A Rukka Motors é praticamente desconhecida no Brasil, mas é conhecida na Europa e nos EUA, principalmente em fóruns especializados, como um dos melhores fabricantes de jaqueta, calças e luvas para motociclismo. Eles são parte de um grupo nórdico gigantesco chamado Luhta Fashion Group, que está na terceira geração, e que começou fabricando roupas para esportes na neve e posteriormente migrou para motociclismo. Em troca do apoio, a Rukka receberá parte do material produzido por nós em inglês para divulgação no seu site e em suas redes sociais. Nos pareceu uma proposta bastante razoável e lá viemos nós, a convite da Rukka, conhecer a sede em Lahti (a cerca de 100 km de Helsinque). Fomos tremendamente bem recebidos e, é claro, nos tornamos fãs incondicionais da marca.

E assim, aproveitamos pra conhecer a capital da Finlandia! Helsinque é uma cidade relativamente pequena (cerca de 600.000 habitantes), que pode ser quase que toda percorrida a pé no que tange aos seus pontos turísticos. No dia e meio que tivemos livre por aqui, deu tempo de conhecer quase tudo, de comer carne de rena e de visitar uma sauna finlandesa, uma verdadeira instituição e motivo de orgulho nacional (a sauna da Rukka foi um dos lugares que conhecemos, instalado na cobertura do prédio de 12 andares onde a empresa fica instalada, em Lahti). Nessa época, praticamente não escurece, por volta da meia-noite o dia efetivamente vai embora, mas ainda assim deixando uma certa claridade no céu, para por volta das 3 da manhã começar a clarear novamente. Uma viagem curta mas que foi muito bacana, principalmente por saber que uma empresa como a Rukka confiou em dois malucos do outro lado do mundo que resolveram atravessar a Transiberiana de moto.

Amanhã, antes de voltar, vamos dar uma passada em Tallinn, na Estônia. Um ferry de duas horas e lá estaremos. As fotos na galeria abaixo, dão uma ideia do que foram esses dois dias aqui, com monumentos de Helsinque, a visita à Rukka, uma igreja literalmente escavada na pedra, uma pista de saltos com esqui na neve (obviamente sem neve nessa época do ano) que só de olhar assusta, e duas lindas criancinhas finlandesas (uma das quais deliciosamente mal-criada… hehehe).

 

2 comentários em “Finlândia, Helsinque e Rukka Motors

  1. Caras, vcs estão de parabéns pela coragem e incentivo aos iniciantes no motociclismo, mandaram bem aí no, “O não eu já tenho” uso muito essa expressão!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *